Golpes e Fraudes: como seu CPF pode estar sendo usado sem você saber
- Paula Pimentel
- 10 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de mar.
Fraudes envolvendo CPFs e CNPJs se tornaram um problema real para empresas e pessoas físicas. Vivemos um aumento de crimes relacionados ao uso indevido de dados pessoais. Algumas vítimas só sabem que seu CPF foi utilizado em algum golpe quando enfrentam prejuízos financeiros, o nome foi parar em algum serviço de proteção do crédito ou passam por problemas jurídicos.
Criminosos estão ficando especialistas em técnicas para usar dados como o CPF e o CNPJ, para abrir empresas fraudulentas, contratar de dívidas, realizar compras, tomar empréstimos, financiar veículos, entre tantas outras. Em casos graves, os golpes podem sacar benefícios sociais sem o seu conhecimento. O resultado? Uma investigação policial e um processo que pode durar anos.
Como proteger seu CPF de fraudes
O monitoramento constante do seu CPF é uma forma eficiente de evitar essas fraudes. Serviços como Serasa e SPC ajudam acompanhar a movimentação do seu nome e identificar atividades suspeitas.
No entanto, é importante acompanhar suas informações em outras fontes. Contas bancárias são um dos alvos favoritos dos golpistas.
Dicas para evitar o uso indevido do seu CPF
Nunca digite seu CPF em sites desconhecidos. Utilize senhas com muitos caracteres aleatórios e ative a autenticação em dois fatores quando existir. Além disso, faça um monitoramento judicial periódico do seu CPF.
A Simplifica Legal oferece uma solução de pesquisa que, a partir de R$ 39,90 faz um levantamento completo sobre sua situação judicial, identificando todos os possíveis processos judiciais em seu nome.
Em até 03 dias úteis enviamos certidões oficiais, emitidas pelos tribunais pesquisados, que te garantem o monitoramento e segurança jurídica necessária para se defender, caso algo errado apareça.
Conheça melhor nossos serviços, clicando aqui.

Comments